Mestrado em Ensino de Informática

Aulas assitidas

Data: 11/Fev/2014

Planificação da aula

Aula leccionada ao 3ºano (turma M) da EB1 do Serrado. Esta aula foi planificada tendo em conta as atividades previstas no Agrupamento no âmbito da comemoração da "Semana da Internet Mais Segura 2014". As atividades desenvolvidas foram devidamente planificadas em articulação com a Biblioteca Escolar e o Grupo Disciplinar de Informática.

O seguinte ficheiro contém a planificação da aula:

Planificação da aula assistida (aula 1).pdf


Desta forma, a aula decorreu em dois momentos distintos: inicialmente, foram mostrados dois vídeos acerca da temática mencionada seguidos de um debate de ideias a reter acerca da segurança na internet. Posteriormente foi dinamizado o jogo "Barómetro dos Sentimentos" cujo objetivo era sensibilizar os alunos para os diferentes impactos que, uma mesma situação, pode ter em pessoas diferentes.

O jogo foi idealizado através da sugestão de atividades disponivel no site da SeguraNet mas foi integralmente concebido por mim.

 

Relexão individual

A aula decorreu dentro do que estava previsto. Os alunos mostraram-se de uma forma geral interessados e participativos nas tarefas propostas.

A visualização dos filmes foi seguida de um debate de ideias e experiências pessoais e, de forma entusiasmada, a grande maioria dos alunos procurou intervir partilhando episódios do seu dia-a-dia. Esta partilha é fundamental para o processo de consciencialização pretendido já que, sendo experiências vivenciadas pelos seus pares, a realidade dos factos fica mais próxima da sua e, alguns alunos, poderão mesmo rever-se nas histórias relatadas pelos seus colegas.

Relativamente ao jogo “Barómetro dos sentimentos”, considero que o objetivo de alertar as crianças para o facto de uma mesma situação ter impactos diferentes em pessoas diferentes, foi atingido. No final do jogo, pude perceber pelas suas reações, que alguns alunos ficaram admirados da disparidade do impacto demostrado perante uma mesma situação.



Para além desta conclusão, embora não estivesse inicialmente previsto, os alunos pediram para repetir o mesmo jogo, pedido esse que foi atendido. Deste segundo jogo pude retirar uma outra conclusão: após o debate ocorrido no final do primeiro jogo, talvez os alunos tenham também aprendido a relativizar determinadas questões já que, na primeira fase, a maioria dos alunos concentrou os seus cartões na área “Muito incomodado” e, na segunda fase, aconteceu quase o oposto estando a maioria dos cartões colocados na área do “Pouco incomodado” ou mesmo “Nada incomodado”.

Serviu este jogo também para alertar os alunos para determindas situações, ocorridas no âmbito da utilização da internet que, acontecendo, devem ser transmitidas de imediato a um adulto.


Data: 23 de março de 2014

Planificação da aula

A planificação desta aula foi elaborada com base na ideia de que, neste dia, se iria comemorar nas várias escolas do agrupamento, o Dia da Árvore. Desta forma, decidi realizar uma atividade que pudesse despertar nos alunos a sua atenção e interesse pois, nas últimas aulas, havia notado maiores níveis de barulho e desconcentração. Neste dia em particular, tendo em conta o contexto envolvente, previa-se que os alunos estivessem ainda mais irrequietos
pois tal costuma acontecer em dias em que participam em atividades que fogem da rotina habitual em sala de aula. Sendo desde logo previsível que o
comportamento dos alunos pudesse não ser o desejado, decidi optar por uma tarefa diferente como forma de lhes captar mais facilmente a atenção.

O seguinte ficheiro contém a planificação da aula:

Planificação da aula assistida (aula 2).pdf


O objetivo geral desta aula era construir uma história multimédia alusiva ao Dia da Árvore. Esta aula foi planificada tendo em conta vários momentos diferentes já que um dos problemas que tinha de resolver era o de manter os alunos ocupados durante todo o tempo da aula. Assim, inicialmente foi
contada aos alunos a história "A árvore que não conseguia respirar", de seguida, cada um dos alunos, foi chamado junto do computador, para gravar as
suas "falas" da história. Os restantes alunos tiveram como tarefa, enquanto aguardavam a sua vez, ilustrar um desenhos previamente distribuídos que foram
depois usados para ilustrar a história multimédia.

Com esta estratégia diversificada, todos estariam ocupados simultaneamente, o que previa ser um ponto facilitador para a concentração e consequentemente para um melhor controlo dos seus comportamentos.


Reflexão individual

Tal como era previsível, a aula teve início com alguma agitação pois os alunos estavam agitados e curiosos relativamente às tarefas que tinham para realizar nesse dia uma vez que sabiam desde logo que teriam um dia de aulas diferente.

Quando lhes expliquei as tarefas que tinham para desenvolver, os alunos ficaram bastante agradados com a ideia. Rapidamente se organizaram para dar início à tarefa pois estavam muito curiosos quanto ao facto de poderem gravar as suas próprias vozes para serem incluídas numa história multimédia.

Foi com agrado, e até algum espanto, que verifiquei que todos os alunos cooperaram de forma correta nesta tarefa pois a principal regra era a de todos os alunos estarem em silêncio durante as gravações.

Na minha opinião, o que fez a diferença de comportamento nesta aula foi a motivação dos alunos. Cooperaram em prol de um objetivo comum que era do agrado de todos. Para além disso, o facto de estarem ocupados, cada um na sua tarefa, também foi um fator fundamental enquanto contributo para o silêncio que a gravação áudio exigia.


Data: 6 de abril de 2014

Planificação da aula

Esta aula teve como objetivo principal a exploração de uma ferramenta (EdiLim) cujo potencial se centra na possibilidade de os alunos poderem criar os seus próprios jogos com temas por si escolhidos. Com esta ferramenta é possível criar Livros Interativos Multimédia com diversas atividades que podem ser previamente criadas pelo professor (dentro ou fora da sala de aula) ou podem ser criadas pelos alunos. Através desta ferramenta é possível criar páginas apenas
descritivas/informativas ou interativas.

Após a sua elaboração, os livros poderão ser publicados na internet ficando assim disponíveis para posterior visualização. Desta forma, para além de poderem participar na construção das várias atividades que compõem o livro, os alunos têm ainda a possibilidade de realizar as atividades criadas fora do contexto sala de aula.

O seguinte ficheiro contém a planificação da aula:

Planificação da aula assistida (aula 3).pdf


Reflexão individual

Esta aula despertou algum nível de interesse nos alunos, no entanto, dada a hora em que decorre a aula, estes mostraram-se bastante agitados e irrequietos durante a maior parte da aula.

Pude perceber que, dado o interesse por eles demostrado em serem os escolhidos para efetuarem tarefas no computador, este tipo de ferramenta poderia ter maior impacto se cada um deles tivesse disponível um computador para ir realizando as suas próprias tarefas. Como forma de minimizar a falta de recursos informáticos na sala de aula, foi usado o projetor para que todos pudessem acompanhar a realização das tarefas. Todos, de forma sequencial, foram sendo chamados ao computador para realizar pequenas tarefas. Desta forma pretendia-se motiva-los tentando que o tempo de espera de cada um para a realização de uma tarefa fosse o mínimo possível.

De qualquer forma, no final da aula, alguns alunos demostraram interesse em saber mais acerca desta ferramenta e indicaram ser sua intenção usar, em casa, o livro criado pela turma no âmbito desta aula.



Balaço global da intervenção em contexto sala de aula

Fazendo um balanço global de toda a intervenção desenvolvida em contexto sala de aula, considero que esta me permitiu adquirir competências em termos do trabalho com crianças e possibilitou que eu pudesse ter uma perceção efetiva das dificuldades com que um professor, que leciona AEC's de TIC com escassos recursos tecnológicos, se depara. No entanto, os obstáculos fazem com que a criatividade seja colocada à prova e, transformando-os em desafios, cabe a cada professor encontrar estratégias de os superar.


No final da intervenção em contexto sala de aula, elaborei um "Certificado de Participação" para cada um dos alunos das turmas envolvidas na minha intervenção. Serviu este para agradecer aos alunos, e consequentemente aos seus pais/encarregados de educação pela colaboração prestada. No meu entender,
reconhecer a importância de todos os intervenientes no processo ensino/aprendizagem é um princípio que não deve ser descurado pois promove o bom relacionamento entre todos.