Mestrado em Ensino de Informática

Atividades desenvolvidas no âmbito do estágio

 

Semana da Internet Mais Segura

Em parceria com a Biblioteca Escolar e o grupo disciplina de Informática, foram desenvolvidas atividades no âmbito da comemoração da Semana da Internet Segura.

As diversas atividades foram planeadas de acordo com os vários níveis de ensino existentes no agrupamento. Desta forma, foram dinamizadas as seguintes atividades: 

1º ciclo

- Barómetro dos sentimentos

· Entregar um cartão a cada aluno com uma situação problema, por exemplo “Há uma semana que recebo mensagens a dizer que ninguém gosta de mim”. Cada aluno deverá colocar o seu cartão num barómetro que vai desde “Nada incomodado” a “Muito incomodado”.

· Depois de todos os alunos colocarem os seus cartões, deverá ocorrer um debate no sentido de alertar os alunos para o facto de, uma mesma situação, ser mais ou menos incómoda consoante a pessoa.

3º ciclo

- A minha vida é pública?

· Visualização de um vídeo disponível no youtube onde se alertam os jovens para o facto de, mesmo sem se aperceberem, terem grandes quantidades de informação disponíveis acerca da sua vida pessoal.

- O que farias?

· Colocar os alunos perante situações hipotéticas e questioná-los acerca do que fariam naquela situação.

- A internet em BD

· Colocar nas salas de aula as bandas desenhadas com alertas para alguns aspectos da segurança na internet. Ir postando, durante a semana, algumas delas no blogue da BE

Restante comunidade escolar

  • Alertas SeguraNet no LCD da Biblioteca a passar durante toda a semana
  • Informação acerca da temática "Segurança na Internet" a toda a comunidade educativa por mail
  • Divulgação dos guias seguranet disponíveis no blogue da biblioteca do agrupamento https://plataformadapalavra.blogspot.pt/

 

Todas estas atividades decorreram com a colaboração de vários professores do agrupamento que, junto das suas turmas, dinamizaram as várias atividades planificadas. De salientar duas turmas do 1º ciclo (onde as atividades foram dinamizadas por mim) que aderiram às atividades propostyas em sala de aula de forma bastante interessada e participativa.  

 

Comemoração do dia cultural do agrupamento (4 de Abril de 2014)

Para este ano, o grupo de informática considerou pertinente dar prioridade a questões relacionadas com a consciencialização de toda a comunidade escolar para a importância da utilização do e-mail institucional recentemente criado bem como a divulgação da plataforma moodle do agrupamento enquanto uma mais valia tanto no processo ensino/aprendizagem como numa tentativa de aproximar a escola de todos os elementos que dela fazem parte.

Desta forma, pretendeu esta atividade divulgar a ideia de que o e-mail é uma forma rápida, eficaz e barata de divulgar informação e de estar em contacto com o mundo que nos rodeia. Chamando a atenção para estas vantagens, o objetivo seria também informar toda a comunidade escolar de que, tendo o agrupamento criado um e-mail institucional para cada elemento da comunidade educativa, estes passariam a ser usados para enviar informação oficial da escola.

No que diz respeito à plataforma moodle, pretendeu-se divulgar a ideia de que esta é um plataforma educacional onde professores e alunos podem manter um contacto mais regular e onde os alunos poderão aceder aos materiais disponibilizados por cada um dos seus professores.

Neste sentido, foram elaborados panfletos informativos cujo objetivo foi a sensibilização de todos os elementos da comunidade escolar para a importância
do uso destas duas ferramentas disponibilizadas pela escola a todos os seus elementos enquanto meio facilitador de comunicação.


FOLHETO - Email e Moodle.pdf


 

Formação de professores - Prezi (7 e 14 de Maio de 2014)

Tendo consciência da importância que a constante formação tem na profissão docente, foi dinamizada uma formação resultante da articulação entre a Biblioteca Escolar e o grupo disciplinar de Informática. A formação previa duas vertentes, Prezi e Wordle, sendo a formação no Prezi dinamizada por mim.

Oo Prezi é uma ferramenta vocacionada para a construção de apresentações eletrónicas com potencialidades não incluídas no tradicional PowerPoint. Permite criar apresentações de alto impacto através do conceito de apresentações de zoom, reduzindo e ampliando imagens e textos de uma forma cativante. Uma vez que é uma ferramenta relativamente recente, apresenta desde logo a vantagem de gerar curiosidade nos espetadores cativando desta forma a sua atenção. Para além disso, por ser uma ferramenta de zooming, permite ter uma visão global dos conteúdos a abordar, e depois ir visualizando cada um dos aspetos em pormenor. Em termos de organização de pensamento, a possibilidade de se irem visualizando os conteúdos como um todo e depois em partes, é de todo benéfica.

Uma vez que, como já referi, a formação em Prezi foi dinamizada por mim, elaborei um manual detalhado de suporte à formação cujo objetivo foi disponibilizar a
todos os participantes na formação um suporte que lhes permitisse acompanhar os conteúdos abordados durante a mesma, bem como terem a possibilidade de repetir as tarefas em casa, de forma autónoma, sempre que sentissem necessidade de voltar a usar a aplicação.


Manual da formação PREZI.pdf


 

Inicialmente estava prevista uma formação com duas sessões, com uma duração de 2 horas cada; no entanto, devido ao elevado número de inscrições verificadas, houve necessidade de calendarizar novas datas para que todos os inscritos tivessem oportunidade de frequentar a formação.



O elevado número de inscrições na formação comprova que, apesar do volume de trabalho a que os professores indicam estar sujeitos diariamente, continuam empenhados em aumentar as suas competências em termos tecnológicos, para, desta forma, poderem inovar em termos pedagógicos.

No sentido de aferir se a formação tinha ido ao encontro das expetativas dos formandos, no final de cada uma das três formações realizadas todos eles reponderam a um inquérito, que se encontra em anexo a este relatório, onde puderam expressar a sua opinião relativamente à formação recebida.


Questionáro - Avaliação da formação.pdf


Feito o tratamento de dados deste inquérito, foi com enorme satisfação que verifiquei que a avaliação global da formação foi considerada boa, assim como o desempenho da formadora. No que diz respeito aos recursos de apoio mobilizados para a formação, há a destacar pela negativa a questão da velocidade da internet que, tal como foi já referido, condicionou negativamente a primeira sessão da formação e condicionou ligeiramente as restantes.

Disponibilizado o inquérito aos 29 professores participantes, relativamente à avaliação global da formação, numa escala de 0 a 5, os inquiridos atribuíram, em média, 4,8 valores. De salientar que 71% dos inquiridos atribuíram nível 5 em todos o parâmetros.

Relativamente ao desempenho da formadora, o nível atribuído pelos inquiridos foi em média 4,9 valores. Devo salientar que, no final das sessões de formação, foram muitos os professores que permaneceram na sala para esclarecerem dúvidas relativamente a possíveis utilizações do Prezi em contexto sala de aula no âmbito das suas disciplinas. Saliento ainda o cuidado demostrado pelos formandos em agradecer e demonstrar o seu agrado pela forma como a formação foi proporcionada.

Quanto à organização da ação, designadamente no que toca a recursos de apoio mobilizados para a mesma, foi classificada com 4,4 valores.




 Elaboração do Website da turma do 1º ano

Em colaboração com a professora titular da turma do 1º ano, Profª Paula Marques, criei um website para divulgação das atividades da turma, quer em contaxto sala de aula quer em atividades fora do espaço escolar.

Neste momento o website já está online no endereço https://paulacunha64.wix.com/gentemiuda:

Foi elaborado um panfleto informativo que foi divulgado aos pais com informações para que possam visitar o website e, desta forma, acompanhar de forma mais estreita as atividades em que os seus educandos são envolvidos.